quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como falar em público

Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que você dê o seu recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint

por André Bernardo

Ria de si mesmo
Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.

Frase-resumo
Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que a gente chama de lead: pôr o mais importante logo no início.

Lei dos 5 minutos
O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.

Vídeo autocorretivo
Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééééé" e cacoetes como coçar a cabeça e ajeitar as calças.

Power Point com moderação
A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.

Conheça o público
Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.


BÔNUS ANTIBRANCO
Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".


Fontes Osório Antônio Cândido da Silva, professor de técnicas de comunicação e expressão verbal da Faculdade Cásper Líbero; Reinado Passadori, presidente e fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal; Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, professor de oratória e autor de Superdicas para Falar Bem e Seja um Ótimo Orador; William Douglas, conferencista e autor do livro Como Falar Bem em Público.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dicas de Inglês XIII

vocabulário relativo aos sentimentos. Vejam a seguir algumas expressões comuns sobre o assunto.

1. Felicidade: happiness; Feliz: happy
Ex.: I am happy to be here with you. (Estou feliz em estar aqui com vocês.)
Ex.: I was born to make you happy. (Nasci para te fazer feliz.)


2. Raiva: anger; Com raiva: angry
Ex.: It looks like she’s really angry at us. (Parece que ela está mesmo com raiva da gente.)
Ex.: It will only make them angry. (Isto só vai deixar eles com raiva.)


3. Tristeza: sadness; Triste: sad
Ex.: I’m sad to hear they’re going to leave. (Estou triste em saber que eles vão embora.)


4. Amor, paixão: love; Estar apaixonado: to be in love
Ex.: He is in love with her. (Ele está apaixonado por ela.)
Ex.: Have you ever been in love? (Você já esteve apaixonado?)


5. Ódio: Hate; Odiar: to hate
Ex.: I hate it when cars make noise in the streets. (Eu odeio quando os carros fazem barulho nas ruas.)
Ex.: I hate to be away from my family. (Odeio ficar longe da minha família.)


6. Egoísmo: selfishness; Ser egoísta: to be selfish
Ex.:It was selfish of him to leave all the work to you. (Foi egoísmo da parte dele deixar todo o trabalho para você.)


7. Orgulho: pride; Sentir orgulho: to be proud
Ex.: I am proud to be a part of the team. (Sinto orgulho de fazer parte da equipe.)


8. Pena: pity; Sentir pena: to pity, feel pity
Ex.: We feel pity for those people. (Nós sentimos pena daquelas pessoas.)


9. Ciúme: jealousy; Ciumento: jealous
Ex.: Do you think she’s a jealous girlfriend? (Você acha que ela é uma namorada ciumenta?)


10. Gratidão: gratitude; Grato: grateful
Ex.: I am grateful to all the teachers for their help. (Sou grato a todos os professores pela ajuda.)


11. Culpa: guilt; Culpado: guilty
Ex.: I felt guilty about not calling her more often. (Eu senti culpa por não ligar para ela com mais frequência.)


12. Solidão: loneliness: Solitário: lonely
Ex.: Loneliness can make you crazy. (A solidão pode enlouquecer.)


13. Tédio: boredom; Entediado: bored
Ex.: She was bored with her job and decided to quit. (Ela estava entediada com o trabalho e decidiu sair.)


Fonte:www.englishexperts.com.br

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Talento Mirim de Olhos Puxados

Esse Japinha de apenas 5 anos de idade promete. Olha que Hilário a apresentação dele da musica i’m yours do Jason Mraz. Certo que ele canta num super imbrometion. Mas olha como ele é esforçado com as notas no “mini violão” . eu gostei muito desse “muleke”.

Detalhe para as caras e bocas que ele faz durante a performance.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um dia vocês conseguem

olha que lance bizarro que aconteceu em um jogo na Grécia. Será que isso foi falta de competência dos jogadores, ou o gol tá fechado com uma macumba das grandes.


Se caísse no pé de "Manga" queria ver se ele não colocaria pra dentro!

Você Sabia??

As 10 cervejas mais vendidas no mundo


Exclusividade, a lista das cervejas mais vendidas em 2009. Todas elas são claras, leves, não têm mais de 5% de concentração de álcool e patrocinam algum tipo de esporte. Duas delas são light (!), três são chinesas e uma é brasileira. E você sabia que a Skol é dinamarquesa?

10. Yanjing

Tipo: Pale lager (cor clara e muito transparente, sabor moderadamente amargo)

Volume de álcool: 4.5% (garrafa 330mL)

Terra natal: China

Patrocinou: Olimpíadas de Beijing

É cerveja oficial do Partido Comunista Chinês.

9. Coors Light

Tipo: Light (102 Kcal por lata de 350 mL)

Volume de álcool: 4,2%

Terra natal: Canadá

Patrocina: a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e as corridas de Nascar.

Todas as suas embalagens vêm com “Certificado de Frio”: uma tinta especial que muda de cor quando a temperatura fica a menos de 4°C.

8. Heineken

Tipo: Pale lager

Volume de álcool: 4,3%

Terra natal: Holanda

Patrocina: UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) e diversos festivais musicais pela Europa, como o Oxegen, maior festival de música da Irlanda.

Possui um aplicativo pra iPhone conectado ao Facebook que serve para chamar seus amigos virtuais pra beber – na vida real, supostamente.

7. Tsingtao

Tipo: Pilsener (pálida, amarela e com presença de lúpulo)

Volume de álcool: 4,7%

Terra natal: China

Patrocinou: Olimpíadas de Beijing

Criada por alemães instalados na região, passou pelas mãos de japoneses e famílias chinesas até ser estatizada.

6. Brahma

Tipo: Pilsener

Volume de álcool: 5%

Terra natal: Brasil

Patrocina: Seleção Brasileira de Futebol, Copa do Mundo, Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e carnaval de diversas cidades brasileiras.

Já teve Fernanda Montenegro, Maitê Proença, Mussum e Luiz Gonzaga como garotos propaganda da marca.

5. Corona

Tipo: Pale lager

Volume de álcool: 4,6%

Terra natal: México

Patrocina: Associação Profissional de Golf Feminino (LPGA), as corridas de Nascar no México, além de promover o Corona Music Fest, também no México.

Sua garrafa é transparente, “marca registrada” que faz com que ela se estrague mais rápido quando exposta ao sol ou a lâmpadas fortes. Talvez os mexicanos bebam no escuro.

4. Budweiser

Tipo: American Lager (Leves, claras, gaseificadas e aguadas)

Volume de álcool: 5%

Terra natal: Estados Unidos

Patrocina: Copa do Mundo, uma equipe de corrida Nascar e cavalos Clydesdales, utilizados para divulgação da marca.

Compartilha o mesmo nome da cerveja tcheca produzida em Budweis desde o século XIII (a americana foi criada em 1876). A justificativa da Bud americana é que a coincidência se deve ao estilo da cerveja (Budweiser significa “de Budweis”). A confusão dos nomes faz com que a marca americana seja vendida como Bud na Europa, onde a Budweiser Budvar (a tcheca) também é distribuída.

3. Skol

Tipo: Pilsener

Volume de álcool: 4,7%

Terra natal: Dinamarca

Patrocina: Seleção Brasileira de Futebol, Brasil Surf Pro (circuito de surf brasileiro), Carnavais de Recife e Olinda (PE), festas de São João em Campina Grande e Patos (PB), e diversos shows musicais. Possui um festival de música que acontece por todo o país, o Skol Beats.

Skol vem da expressão sueca “Skål”, que significa ‘Saúde!’ e é utilizada quando os loirinhos lá do norte fazem um brinde. É Dinamarquesa, mas tem licença para ser fabricada no Brasil desde 1967.

2. Bud Light

Tipo: Light (95 Kcal por lata de 350 mL)

Volume de álcool: 4,2%

Terra natal: Estados Unidos

Patrocina: NBA (Associação Nacional de Basquete dos EUA), UFC (associação americana de MMA), seleção mundial mexicana de futebol, entre outros.

Era a cerveja mais vendida no mundo até ser desbancada pela…:

1. Snow

Tipo: American Lager

Volume de álcool: 4,3%

Terra natal: China

Patrocina: Uma edição do “Man Vs Wild”, reality show do Discovery Channel britânico parecido com o No Limite, traduzido no Brasil como “À prova de tudo”.

Na China, é chamada de Xue Hua, que significa, literalmente, “flor da neve”.

É a única cerveja da lista vendida exclusivamente em um país – sorte dela que é no de maior população do planeta!

Fonte: The U.S. Beer Market: Impact Databank Review & Forecast, 2010 Edition